A LUTA CONTINUA!

Proclamação da RENETIL 20 de Junho de 1988
RESISTENCIA NACIONAL DOS ESTUDANTES DE TIMOR LESTE
Kria Sociedade nebe kritika, civika no soberana Formasaun Cidadania Hametin instituisaun estadu Kontrola no promove desenvolvimentu social

20 Junho 1988
Fundadores
Kongreso
Historia Congresso Estrutura Document
Hilmar Farid
“Renetil bagi saya bukan sekedar organisai, tapi dia adalah sebuah komitment, dia adalah sebuah senar" - HILMAR FARID (Gerakan Solidaritas untuk Timor).
Fernando La Sama
"prepara elementus profisionais ho konsiensia revolusionaria para rekonstrusaun nasional. Revolusionario ho sentidu katak anti korupsaun, anti nepotismo, anti buat ida dehan katak KKN, servi lolos povu tuir saida mak povu nia hakarak" (AMRT - Arquivo & Museu da Resistência Timorense)
Fernando Lasama Miguel Manetelu Jose Neves Samalarua Francisco JMB Belo

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Colónias do século XXI

Paulo Martins )*

Aminatu Haidar apelou a Portugal para que faça alguma coisa pela causa sarauí, agora que vai sentar-se no Conselho de Segurança. Aminatu lembrou Timor. Vai Portugal lembrar-se do Saara Ocidental?

Anda o primeiro-ministro israelita de visita aos Estados Unidos e o seu Governo anuncia a retoma da construção de colonatos. Chovem críticas. Tropas marroquinas varrem um acampamento sarauí, deixando um rasto de sangue. Não há quem condene - a Comissão Europeia lá exprime, pouco convicta, "preocupação" com a violência. Duas colónias do século XXI - Palestina e Saara Ocidental - são tratadas de maneira diferente pela chamada "comunidade internacional". Não que se extraia daí a mais ténue hipótese de que a sua sorte mude...

Os colonatos sempre foram uma pedra no sapato do conflito no Médio Oriente. Por eles se afere a genuína vontade das autoridades israelitas de chegarem a um acordo de paz, porque ninguém acredita que seja alcançada continuando a ocupar terra alheia. O Governo de Netanyahu jogou o jogo de Obama, fingindo aceitar a solução proposta, aliás única, de dois estados convivendo em boa vizinhança. Acabar com o congelamento das construções, precisamente neste momento, só pode, portanto, ter uma leitura: trata-se de demonstrar ao presidente norte-americano que neste confronto uma das equipas se sente habilitada a retirar-lhe a condição de árbitro. O processo de paz volta, pela enésima vez, à estaca zero. Os fundamentalismos das duas partes ganham mais pasto para se alimentarem.

O Saara Ocidental também tem um muro, como o que separa Israel dos territórios ocupados, construído por Marrocos para explorar minérios. Os sarauís têm a seu favor, como os palestianianos, resoluções da ONU. Não têm é manchetes - apenas, de vez em quando, notas de rodapé.

Marrocos pode assim, longe de olhares indiscretos e com o silêncio cúmplice dos parceiros comerciais europeus, ir abafando na ponta da baioneta a ânsia de autodeterminação de um povo, que até criou a República Árabe Sarauí Democrática, reconhecida por dezenas de países, mas ainda aguarda a realização do referendo que a ONU decidiu há quase 20 anos.

Aminatu Haidar, a mais conhecida activista da causa, apelou a Portugal para que faça alguma coisa por ela, agora que vai sentar-se no Conselho de Segurança. Aminatu lembrou Timor. Vai Portugal lembrar-se do Saara Ocidental?

Sem comentários: